O Domus – Centro de Terapia Individual, de Casal e Família, foi fundado, em 1990, por uma equipe multidisciplinar: um médico, uma assistente social e quatro psicólogas.

A proposta foi oferecer um Curso de Formação de Terapeutas de Família, objetivando possibilitar aos profissionais em formação uma capacitação mais consistente na área de terapia de casal e família, com ênfase tanto à teoria como a prática clínica. Em decorrência a isso, passou-se a oferecer atendimento terapêutico a casais e famílias, modalidade terapêutica que estes profissionais haviam tomado contato na Inglaterra, Argentina e no Brasil nas cidades de São Paulo e Porto Alegre.

1991
Em março de 1991 iniciou-se a primeira turma do curso de Formação de Terapeutas de Família. Este Curso alcançou, em 2003, o reconhecimento pelo Conselho Federal de Psicologia, tornando-se, então, Curso de Especialização.
1996
Em 1996 tivemos os primeiros estagiários curriculares de Cursos de Psicologia de diferentes Universidades, e posteriormente também foram admitidos estagiários do Curso de Serviço Social.
1999
Em 1999, editou-se o primeiro número da Revista Pensando Famílias. Esta revista tem o objetivo de expandir o conhecimento sobre a área familiar, apresentando artigos regionais, nacionais e internacionais. A edição tem sido semestral, ocorrendo neste processo o aprimoramento da técnica da editoração da mesma, atividade realizada pela Comissão Editorial. A Pensando Famílias alcançou indexação nacional no Index Psi Periódicos e internacional na CLASE e LILACS.
2011
Em 2011, o Curso de Especialização passou a ser reconhecido pelo MEC através de parceria com a FACCAT.
2016
A partir de 2016, a parceria do Curso de Especialização passou a ser através da Faculdade Mário Quintana – FAMAQUI, Porto Alegre.

2017
Em 2017, o Domus formou sua 27ª turma deste curso, que também foi realizado nas cidades de Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, Lajeado e Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e em São Luís do Maranhão.


Com o transcorrer do tempo outros cursos além do de Terapia de Família e Casal foram oferecidos, tornando-se mais conhecidos os de Intervenções Sistêmicas em Psicoterapia Individual e o de Terapia de Casal e Sexualidade, este também com reconhecimento do MEC. Além dos atendimentos de Casais e Famílias também passaram a ser oferecidos atendimentos individuais, abrangendo crianças, adolescentes e adultos, psicodiagnóstico e avaliação psicológica. Para atender nosso público, o ambiente físico da instituição precisou crescer, e hoje a sede tem cerca de 200 m².